|
|
 |
|
ÓLEO ESSENCIAL DE YLANG YLANG: COMO USAR E BENEFÍCIOS |
|
|

O óleo essencial de ylangylang (Cananga Odorata) significa “flor das flores”. De um aroma doce, floral e intenso, a substância extraída de belas flores amarelas resulta em um óleo nobre e muito utilizado na perfumaria.
No entanto, são as suas propriedades terapêuticas que rendem ao ylangylang um uso riquíssimo na Aromaterapia.
Afrodisíaco, antidepressivo, calmante, analgésico, estimulante do sistema circulatório, hipotensor, relaxante, sedativo, rejuvenescedor da pele e do cabelo, além de auxiliar na tensão pré-menstrual (TPM). Todos esses são benefícios do óleo essencial de ylangylang.
O óleo essencial é extraído por destilação a vapor das flores. Suas árvores são nativas de zonas tropicais úmidas, como Indonésia e Malásia, e atingem aproximadamente 25 metros de altura.
As flores axilares, solitárias ou em cachos formam um cálice com seis longas pétalas em tiras, que ficam pendentes e dispostas sobre dois círculos.
A folhagem macia abre espaço para grandes cachos de flores com pétalas retorcidas e perfumadas. Essas flores exalam o aroma nobre do óleo essencial, muito utilizado na perfumaria.
As grandes empresas perfumistas do mundo guardam suas fórmulas a sete chaves, entretanto, sabe-se que alguns perfumes fabricados pela Chanel, por exemplo, têm, entre seus ingredientes, o óleo de ylangylang.
Benefícios do óleo essencial de ylangylang
Muito mais do que um cheirinho doce, floral e intenso, os benefícios do ylangylang fazem dele um dos queridinhos para tratamentos e terapias com óleos essenciais.
No emocional, o óleo essencial de ylangylang:
- desbloqueia a mente
- ajuda a despertar nosso amor-próprio, resgatando nossa autoestima
- ajuda a trabalhar emoções e sentimentos
- alivia a dor dos bloqueios emocionais
- reduz o estresse e melhora o sono
- harmonizante, dissolvendo tensão, angústia, falta de autoestima e tristezaalém disso, sua vibração faz com que busquemos o potencial criativo
Como usar o óleo essencial de ylangylang
O uso mais seguro é através da inalação. Existem várias formas e equipamentos que podem ser usados para ter os benefícios dos óleos essenciais e da Aromaterapia.
Umidificador, aromatizador de ar, difusor de óleos essenciais e colares aromáticos pessoais, entre outros. Todos são eficientes, dependendo da situação, do objetivo e do gosto pessoal de cada um.
Banho com óleo essencial de ylangylang
Tanto escalda-pés quanto banho com óleo de ylangylang são eficientes para quando se quer apimentar a relação a dois.
Pingue 5 gotas de óleo essencial de Laranja Doce e 5 gotas de ylangylang em uma bacia com água morna. Depois, mergulhe os pés da pessoa parceira durante 5 minutos e faça uma massagem leve nos pés (um de cada vez) de quem ama.
Se for no banho, prefira usar um sabonete líquido, dilua em 30 ml de uma base neutra sem químicos nocivos 1 gota de ylangylang e 5 gotas de laranja doce, misture bem e adiciona 1/4 de água mineral, e use durante o banho a dois. Aproveite também para massagear o corpo um do outro.
Isso vai ajudar a aumentar o clima de sedução entre o casal.
YlangYlang para ansiedade e taquicardia
Usar 2 gotas no difusor pessoal ou colar aromático.
Usar até se sentir melhor ou no máximo por 2 horas por dia.
YlangYlang para a saúde dos cabelos
Principalmente quem tem queda, cabelos secos e pontas quebradiças, pode experimentar misturar 1 gota do óleo essencial de ylangylang no seu shampoo diário ou, se preferir, pode comprar um shampoo neutro, lavar o cabelo normalmente, e usar, durante 15 dias.
Para fazer seu shampoo prefira uma base de shampoo neutra sem químicos nocivos e pingue 1 gota do óleo essencial em 30 ml da base concentrada do shampoo, misture e adicione 1/4 de água.
Lembrando que os shampoos mais naturais não fazem tanta espuma quanto os convencionais, mas não significa que eles não limpam os cabelos, são muito eficientes, é uma questão de criar hábitos e desmitificar paradigmas.
Depois, avalie se teve os resultados esperados.
YlangYlang para a TPM
Combine óleo de ylangylang com néroli e salviasclarea, misturando apenas 1 gota de cada em 1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva.
Utilize a mistura para massagear a região do baixo ventre uma semana antes de menstruar.
Pode usar durante toda a fase da TPM e nos dias que estiver mais indisposta, tanto física quanto emocional.
YlangYlang para alinhar os chakras
Para equilibrar os chakras Sacral e o Frontal, use apenas 1 gota do óleo de ylangylang em 1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva.
Massageie a região dos chakras citados, trazendo equilíbrio do sistema nervoso central.
YlangYlang para angústia, tristeza e estados depressivos
Use 2 gotas de ylangylang no difusor pessoal. Se ficar muito forte, misture só 1 gota dele com 1 gota de algum óleo essencial cítrico, como de laranja doce.
Use durante 2 horas no máximo por dia.
Lembrando que, se a situação persistir, é sempre importante buscar ajuda profissional.
YlangYlang para acalmar o ambiente
Pingue 5 gotas do óleo essencial de ylangylang e 10 gotas de algum óleo cítrico, como de laranja ou tangerina, com a água.
Ligue o difusor ultrassônico conforme orientação do fabricante.
Pode usar a cada dois dias no ambiente, tranquilizando as energias do local.
Fonte:https://www.personare.com.br/conteudo/oleo-essencial-de-ylang-ylang-m85629 |
|
|
Óleo Essencial de Louro |
|
|
|
Propriedades terapêuticas
Antiespasmódico, antálgico, calmante, expectorante, mucolítico, bactericida, viricida, antirreumático, antineurálgico, fungicida, anti-infecioso, dilatador coronário, balanceador, anticoagulante e tónico estomacal (estimulante do apetite, digestivo, colagogo e carminativo).
Propriedades emocionais
Limpa a mente e as ideias persistentes. Por ser sedativo, alivia a raiva, a depressão, o stress e a ansiedade. É útil para aumentar a autoestima e revigorar a vontade. |
Propriedades cosméticas
Pode ser usado para tratar a caspa e o couro cabeludo oleoso, assim como a queda de cabelo. Funciona como um tónico da pele. Ajuda a pele após o barbear e trata a acne.
Sugestões de utilização
- No difusor, coloque 6 gotas para diluir o tratamento no ambiente.
- Diluído no banho, adicione 4 a 8 gotas de óleo essencial.
- Numa massagem, adicione 4 a 5 gotas de óleo essencial por cada colher de sopa de óleo vegetal.
- Em inalações (puro ou com vapor de água), coloque 3 a 4 gotas num pano (ex. lenço) e cheire rapidamente.
- Para fazer o seu spray ambientador personalizado, coloque em 100 ml de água destilada, 10 gotas de óleo, mexa e deixe repousar. Agite antes de usar no ambiente.
- Numa almofada ou numa bola de algodão, deite 1 gota.
- Na comida, adicione 2 a 3 gotas.
- No champô ou amaciador, adicione 3 a 4 gotas.
- Na loção pós barba, coloque 1 a 2 gotas.
- Nas têmporas, coloque 1 gota.
Curiosidades
Era muito popular entre os romanos que acreditavam que era um símbolo de sabedoria, paz e proteção. / Na Grécia antiga era essencial para o uso em medicamentos. / Ao contrário de outros óleos essenciais, como os de rosa ou gerânio que são mais femininos, o seu aroma é considerado mais masculino o que o torna numa boa escolha para perfumes e cosméticos masculinos.
Combina bem com: Pinho, cipreste, lavanda, incenso, sálvia, alecrim, toranja e limão.
Características do óleo
Tem um aroma que é descrito como picante, canforado e fresco com uma consistência fina.
Precauções
- Pode impedir a coagulação do sangue. Se estiver grávida, a amamentar ou sob tratamento médico, consulte um médico antes de usar.
- Mantenha fora do alcance das crianças.
- Evitar o contacto com os olhos.
- Nota sobre o uso em animais e crianças: Certos óleos devido à sua pureza e concentração podem ser muito tóxicos, utilize sempre de preferência o difusor como método de tratamento ou diluídos em óleos vegetais.
- Não ingerir exceto se recomendado por um aromaterapeuta experiente.
- Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV e à evaporação progressiva dos seus constituintes, portanto, mantenha-os no frasco de vidro escuro fornecido, em local seco e fresco, ao abrigo da luz.
- As propriedades e indicações mencionadas neste site provêm de trabalhos e estudos científicos de referência em aromaterapia, porém, os benefícios resultantes podem variar de pessoa para pessoa. Essas informações são informativas e não podem ser consideradas informações médicas.
Fonte:https://assemis.pt/oleos-essenciais/59-louro.html |
|
|
Aromaterapia na OMS |
|
|

A ciência já comprovou muitas coisas sobre os óleos essenciais…
Quando os óleos essenciais são aplicados no corpo, eles penetram na pele através dos folículos capilares e glândulas sudoríparas e são absorvidos pelos fluidos corporais, onde não apenas ajudam a matar bactérias e vírus, mas também estimulam o sistema imunológico do corpo, fortalecendo assim a resistência a ataques.
Alguns óleos essenciais melhoram a circulação e ajudam na eliminação eficiente de toxinas, outros promovem o crescimento de novas células e estimulam a capacidade natural do corpo de se curar.
Cada óleo essencial tem seu próprio caráter e aroma, exibindo um número variável de propriedades e benefícios que são únicos de cada planta.
As moléculas diminutas de óleos essenciais são prontamente absorvidas pela corrente sanguínea quando são inaladas, enquanto os pulmões trabalham para oxigenar o sangue.
Aromaterapia na Organização Mundial da Saúde – OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já comprovou e certificou a prática da aromaterapia como uma solução eficaz para várias doenças, fazendo muitas pessoas aderirem aos hábitos de uso dos óleos essenciais.
Como terapia alternativa e complementar, a OMS diz que os óleos essenciais colaboram na manutenção da saúde em geral e do bem-estar, auxiliando no equilíbrio integral do ser. A Organização preconiza como saúde: “restabelecer e melhorar a saúde física, mental ou emocional do paciente”.
Aromaterapia no Sistema Único de Saúde do Brasil – SUS
Com a posição favorável da OMS em relação aos óleos essenciais e à aromaterapia, o Brasil seguiu a orientação mundial e passou a reconhecer práticas de integração e reconhecimento das chamadas medicinas complementares e denominou nacionalmente como Práticas Integrativas e Complementares.
Não apenas pela posição da Organização Mundial da Saúde, mas levando em consideração também que vários profissionais da saúde no país já reconheciam tais práticas como abordagem de cuidado.
Fonte: FIOCRUZ: Aromaterapia, O poder das plantas e dos óleos essenciais. |
|
|
Óleo essencial para queda de cabelo |
|
|
|
O melhor óleo essencial para queda de cabelo é aquele que vai te ajudar a controlar o problema de maneira saudável e natural. Mas não se pode esquecer que esse tipo de produto é absolutamente concentrado e precisa ser usado com cuidado.
Afinal, óleo essencial não é medicamento e não pode ser tratado como tal. É importante buscar ajuda profissional para manuseá-lo, como um profissional de aromaterapia.
De maneira geral, o óleo essencial é um grande concentrado de essências de plantas, raízes ou sementes. E essa essência concentrada traz muitos benefícios para a saúde, desde que usado adequadamente.
|
Você sabe qual é o melhor óleo essencial para queda de cabelo?
Existem alguns bons óleos essenciais para tratar queda de cabelo. Eles são naturalmente usados para deixar os cabelos mais hidratados e fortes e, por isso, a queda pode ser reduzida.
Confira alguns bons óleos essenciais para queda de cabelo:
- Óleo essencial de lavanda;
- Óleo essencial de alecrim;
- Óleo essencial de cedro;
- Óleo essencial de hortelã-pimenta.
O óleo essencial de lavanda é um dos mais famosos e importantes para vários tipos de tratamentos. Afinal, ele pode ser usado de muitas formas diferentes, já que é um óleo democrático.
Do ponto de vista de queda de cabelo, ele é também muito interessante. Afinal, tem propriedades antimicrobianas e por isso algumas infecções podem ser tratadas e evitadas. Como é o caso da caspa.
No entanto, outro benefício do óleo essencial de lavanda para queda de cabelo é que ele acalma o couro cabeludo. Isto é, o couro cabelo fica menos irritado caso haja alergias e outros aspectos de infecção.
Por fim, o óleo essencial de lavanda ainda permite que você tenha cabelos sedosos, suaves e com uma excelente perspectiva do ponto de vista de beleza. Afinal, os cabelos ficam lindos e suaves de novo.
Óleo essencial de alecrim
O óleo essencial de alecrim é uma excelente alternativa para quem busca um óleo essencial para tratar queda de cabelo. Afinal, o alecrim tem muito mais propriedades do que apenas para ser usado como ingrediente na cozinha.
O óleo essencial de alecrim é ideal para garantir uma espessura melhor para os fios de cabelo. Isto é, deixando-os mais grossos e com menos tendência de queda.
Isso acontece pois o alecrim tem muitas propriedades antioxidantes e deixam o cabelo muito mais saudável. Além disso, a queda de cabelo e o envelhecimento dos fios é evitado.
O óleo essencial de alecrim é também um ótimo provedor de circulação sanguínea. Isto é, ele estimula os folículos e assim o cabelo volta a crescer de maneira saudável.
Óleo essencial de cedro
Você certamente já ouviu falar do óleo essencial de cedro, certo? Ele nada mais é do que um óleo essencial com muitas propriedades antifúngicas. Isto é, ele evita que os fungos entrem no couro cabeludo e assim tragam problemas, como a queda de cabelo.
Mas além disso, o óleo essencial de cedro tem também muitos ativos antibacterianos, fazendo com que o couro cabeludo fica mais saudável e menos escamoso. A presença de caspa, nesse caso, já não é mais um problema.
No entanto, esse óleo essencial também tem uma ótima função de melhora de circulação. Afinal, é possível garantir que o óleo essencial de cedro seja capaz de melhorar consideravelmente a transição de nutrientes no couro cabeludo.
Ele também equilibra as glândulas que protegem o cabelo e são produtoras de óleo no couro cabeludo.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
E por fim, há ainda mais uma ótima opção de óleo essencial para queda de cabelo: o óleo essencial de hortelã-pimenta. Ele é ideal para garantir um couro cabeludo mais saudável para que a queda de cabelo não seja mais um problema.
As propriedades refrescantes trazem uma ação de limpeza profunda. E assim, o óleo de hortelã-pimenta ajuda a abrir os poros entupidos. Inclusive, saiba que os poros podem entupir pelo acúmulo de produtos de má qualidade e também sujeira!
É como se o óleo essencial de hortelã-pimenta permitisse a respiração dos poros.
Esse óleo essencial é ótimo para evitar queda de cabelo pois ele age principalmente no período em que o cabelo está crescendo. O cabelo é desenvolvido de maneira forte, com bom fluxo sanguíneo para levar nutrientes e outros benefícios.
Como usar os óleos essenciais
Primeiramente, saiba que você nunca deve usar OEs de maneira direta na pele ou couro cabeludo. Afinal, são produtos concentrados que precisam da mais rigorosa cautela para uso.
Use sempre um óleo carreador (óleo vegetal) para misturar o óleo essencial;
Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos usando a mistura de OE+OV.
Vale a pena usar óleo essencial para queda de cabelo?
Os óleos essenciais são, essencialmente, produtos naturais. Por isso, ao usar óleo essencial para queda de cabelo você está promovendo uma ação natural no seu corpo.
No entanto, é preciso lembrar que OEs não são medicamentos. Eles são itens essencialmente naturais e orgânicos, mas são concentrados e precisam ser manuseados com cautela.
Portanto, se você deseja usar óleo essencial para tratar a queda de cabelo, procure um profissional de aromaterapia para te ajudar.
Além disso, não recomendamos a substituição de nenhum tratamento médico para os OEs sem supervisão.
Fonte:https://atavie.com.br/oleo-essencial-para-queda-de-cabelo/ |
|
|
|