TERAPEUTAS
André Gandur
Marilene Coelho

 
 
   
 

A terapia floral é considerada uma terapia integrativa e complementar da saúde que utiliza as essências florais, visando a promoção e recuperação da saúde. Ela tem uma abordagem salutogênica, ou seja, ela busca as razões que levam alguém a estar saudável e não uma explicação para o motivo da enfermidade. Por isso, ela propõe formas de estimular e preservar a saúde, sendo capaz de proporcionar um estado de harmonia e bem-estar com o meio social, familiar e consigo mesmo.
Os florais utilizados nesta terapêutica são preparados naturais que trazem registrados em seu conteúdo uma ou mais informações das plantas utilizadas. Ao entrar em contato com o indivíduo, essas essências atuam agindo como catalisadores de processos de transformação.

Diferente de medicamentos alopáticos, os florais são preparados por métodos que não carregam quimicamente a água. Por isto, seu uso é seguro.

A profissão de terapeuta floral é reconhecida como prática integrativa e complementar em saúde humana, recebendo o Código CNAE 8690-9/01 da CONCLA – Comissão Nacional de Classificação.
Por ter um caráter multiprofissional, ela também pode ser exercida por profissionais da saúde que possuem formação específica em terapia floral.

Diagnóstico, tratamento e indicações


A terapia floral acontece a partir da escuta e da observação que o profissional faz durante o processo terapêutico.

A partir do que foi relatado, o terapeuta prepara uma indicação com as essências necessárias.

Os florais serão sempre direcionados aos problemas emocionais do paciente, nunca aos problemas físicos.
Por ser uma prática integrativa e complementar, a terapia floral colabora com o tratamento convencional, à medida que equilibra emocionalmente o indivíduo.

Assim, sentimentos como ansiedade, medo, tristeza, angústia, apatia, raiva, mágoa, insegurança, baixa autoestima, entre outros, serão tratados com essências florais específicas que despertarão as virtudes necessárias ao restabelecimento da saúde integral.

Os florais podem ser administrados oralmente, em cremes e loções, na água do banho ou ainda borrifados no ambiente. Independente do meio utilizado, os florais podem ser diluídos a partir do frasco de estoque, sendo que apenas duas gotas de cada essência indicada serão necessárias na preparação dos frascos de tratamento.

Fonte: https://healing.com.br/

 


 

Como Escolher os Florais Certos

 
 

Os 38 florais de Bach foram divididos em 7 tipos diferentes de categorias:

  • Medo;
  • Insegurança;
  • Perda de interesse;
  • Solidão;
  • Sensibilidade aumentada;
  • Desesperança e desespero;
  • Preocupação.

Como usar os florais corretamente
Existem 3 principais tipos de métodos para utilizar os florais de Bach:

1. Diluição num copo de água
Este método consiste em diluir 2 gotas de cada essência floral indicada pelo terapeuta num copo de água e, depois, ir bebendo ao longo do dia ou, pelo menos, 4 vezes ao dia. Caso não se beba o copo inteiro num dia, é possível guardar na geladeira para consumir no dia seguinte.
Este método é mais utilizado para tratamento curtos.

2. Diluição num frasco conta-gotas

Colocar 2 gotas de cada floral de Bach indicado pelo terapeuta no interior de um conta gotas de 30 mL e, em seguida, preencher o restante espaço com água filtrada. Depois, deve-se beber 4 gotas da mistura, pelo menos, 4 vezes ao dia. O frasco conta-gotas pode ser guardado na geladeira até 3 semanas.
Este método é mais usado por quem precisa fazer um tratamento mais longo, pois ajuda a diminuir o desperdício da essência floral.

3. Colocar diretamente na língua

Esta é o método que pode ser mais difícil para quem está começando a usar os florais, pois os florais não são diluídos, possuindo um sabor muito intenso. Neste método, as gotas do floral devem ser pingadas diretamente na língua, ou seja, 2 gotas, sempre que necessário, ou 4 gotas na língua, 4 vezes ao dia, sob orientação do terapeuta floral.

Fonte: https://www.tuasaude.com/florais-de-bach/

 

 

O que é um Buquê?

 
 

Uma fórmula de florais ou “bouquet” é um conjunto de essências reunidas em um mesmo frasco. É o que será usado pelo paciente. Esta fórmula é preparada a partir do que chamamos de “stock” de cada uma das essências, que é a essência em sua forma mais concentrada. Esta forma mais concentrada é derivada da “Essência Mãe”.

O frasco de uso deverá ter, no máximo, seis essências. Deverá ser observado também um número máximo de três essências por grupo.

Qual o papel do Terapeuta Floral?
O trabalho do Terapeuta, não é apenas, o de indicar Florais. Ele irá, através de entrevista, analisar os estados emocionais que mais necessitam de harmonização e os aspectos da personalidade a serem tratados, de forma a restabelecer a saúde emocional.

Fonte: Apostila do Projeto Pétalas de Luz - Crabgrass - Riseup.net

 

 

Rescue Remedy

 
 

Um composto para emergências. Este remédio é composto de cinco essências florais;

  • Star of Bethlehem
  • Rock Rose
  • Impatiens
  • Cherry Plum
  • Clematis

Para primeiros socorros, emergências e estresses. Embora não seja um remédio em si mesmo, Rescue é o mais conhecido de todos os Remédios Florais do Dr, Bach.

Rescue não substitui o tratamento médico!

Ajuda a prevenir ou superar rapidamente o trauma energético que, de outro modo, teria sérias consequências físicas.
Rescue é um remédio natural e inteiramente seguro, sem nenhum efeito colateral ou formação de hábito e não interfere em qualquer tratamento médico.

Também existe em forma de pomada ou creme, podendo ser aplicado em ferimentos, mordidas, ferroadas, queimaduras, distensões, massagens e em outros casos.


Fonte: Apostila do Projeto Pétalas de Luz - Crabgrass - Riseup.net

 

 

Floral Walnut

 
 
  • Indicado para aqueles que estão passando por grandes mudanças: adolescência, menopausa, início ou término de uma relação afetiva etc.
  • Recomeço de vida, rompimento com velhos hábitos ou vínculos.
  • Protege contra a negatividade do meio ambiente.


 
 

Floral Cerato

 
 

O Floral Cerato foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.
As pessoas que necessitam de Cerato geralmente são inseguras, que intuem sobre suas decisões, e no fundo, acabam sendo influenciados por outras pessoas.

Ajuda a acharmos a nossa individualidade e a nos livrarmos de influências negativas vindas de fora.

Fonte: https://www.danielmazzo.com.br/florais-de-bach/

 
 
 

Floral Elm

 
 
O floral Elm é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “desânimo e desespero”.

Elm é uma essência floral para aquelas pessoas que estão realmente firmes e motivadas quanto ao seu propósito de vida no mundo, pois estão em harmonia com sua essência pessoal, mas esmorecem e se deprimem quando se veem com muitos afazeres e que dá a impressão de não dar conta de tamanha demanda, como comentou Bach: “Às vezes, pode haver períodos de depressão, quando sentem que a tarefa a eles designada é difícil demais e além das possibilidades de um ser humano.”
 
 

E completa Edward Bach em outro texto:

“Para aqueles que estão fazendo bem o seu trabalho, que estão seguindo a vocação de suas vidas e que esperam fazer algo de importância frequentemente em prol da humanidade. Enfim, passam as vezes por períodos de depressão, quando acham que a tarefa que empreenderam é muito difícil e acima das forças do ser humano.” 

Fonte: https://www.danielmazzo.com.br/elm

 

 
Floral Aspen
 
 

Aspen: limpa a mente de medos inconscientes.

Para medos vagos e desconhecidos, que não podem ser explicados e sem razão de ser. O paciente pode se tornar apavorado, com medo de que algo terrível aconteça, embora não saiba o quê.
Esses medos vagos e inexplicáveis podem assombrá-lo noite e dia. Os que sofrem têm medo de contar suas inquietações para outras pessoas.

Pingue 2 gotas de Aspen em um copo de água ou em uma garrafinha de água mineral e beba pequenos goles em intervalos ou ao longo do dia. Você também pode pingar as 2 gotas deFloral em outras bebidas como suco, chá e tomar da mesma forma.

Fonte: https://www.bachcentre.com/pt/os-florais/os-38-remedios/aspen/

 

 

Floral Larch

 
 
O Floral de Bach Larch funciona para pessoas que precisam ter autoconfiança, ou seja, essa flor é da autoconfiança e ajuda a desbloquear o estado mental da autolimitação para a confiança e o autodesenvolvimento.

O Floral Larch funciona para depressão e geralmente nas pessoas que estão tristes pelo medo do fracasso e pode usar uma doença ou dor qualquer, real ou não, como pretexto para não enfrentar uma situação.
Sempre é necessário a orientação de um Terapeuta Floral!

Fonte: https://curaemcasa.com.br/como-funciona-o-floral-de-bach-larch/

 

 

Florais de Bach

 
 

Os Florais de Bach foram criados na década 30 pelo médico inglês Edward Bach, que era um cirurgião, bacteriologista, imunologista e homeopata de sucesso. Entendendo o ser humano em sua totalidade, Dr. Bach acreditava que emoções equilibradas podiam promover uma melhor condição de saúde e bem-estar, e assim, após anos de pesquisa e sensibilidade, ele desenvolveu 38 essências que ajudam a equilibrar uma característica ou estado emocional negativo.

Os Florais de Bach, portanto, não visam combater as doenças e nem mudam as situações reais de vida, mas sim, disponibilizam uma atitude de enfrentamento diferente frente aos desafios cotidianos, como os medos, os traumas, a falta de concentração, o nervosismo, a impaciência, o desânimo, a falta de autoconfiança, a insônia, a baixa estima, dentre outros.

Cada fórmula é específica para cada pessoa, ou seja, cada caso é um caso, e assim será indicada uma fórmula única, num único vidro conta gotas, com posologia habitual de 4 gotas/4 vezes ao dia.

As consultas são mensais, e é quando se é avaliada a nova condição do indivíduo e lhe é indicada uma nova fórmula. Uma melhora estável depende da continuidade do tratamento por um determinado período, que será variável conforme o caso.

A Terapia Floral de Bach não tem contraindicação e pode ser utilizada conjuntamente com as mais diversas práticas terapêuticas, porém, por tratar-se de uma Terapia Complementar não deve ser utilizada como substituição ao tratamento médico/psicológico/psiquiátrico convencional.

Desde 1983 os Florais de Bach são recomendados pela OMS-Organização Mundial de Saúde, como prática integrativa e complementar à medicina convencional

Fonte: https://www.abem.org.br/florais/

 

 

UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205