Profissionais
André Gandur

 
 
 
 
 
 

Subcortex

 
 
O ponto do subcórtex fica localizado na parte interna do antitrago.

Ele é utilizado para auxiliar na regulação da função do córtex cerebral, permitindo que ele fique equilibrado.

É um ponto dividido em três áreas: a nervosa, a digestiva e a cardiovascular.
Por isso esse acuponto é usado para vários tratamentos, além de ser uma das melhores opções para aliviar dores agudas e crônicas, sintomas de depressão e ansiedade.

Usado também para Inflamações agudas: bursites, sinusites, tendinites, bronquites, rinites, náuseas, enjoos. Relaxamento
Muscular: cervicobraquialgia, lombociatalgia, fibromialgia.
 

 

Indicações da Auriculoterapia

 
 


Há estudos que evidenciam a indicação da Auriculoterapia nos problemas de dor pós-operatória de joelho, quadril e dentária, dor neuropática, cervicalgia, lombalgia, tratamento paliativos relacionados ao câncer, dor aguda, em situações de emergência, enxaqueca, dor garganta, recuperação de queimadura, cólica biliar, cólicas menstruais, dor decorrente às hemorroidas, cólica renal, dor lombar de gestação, dor de trabalho de parto.

Os pontos auriculares com ação analgésica citados nos estudos são: tálamo, ponto zero, coração, simpático, shenmen, subcórtex, rim, analgesia, adrenal e relaxamento muscular.

A Auriculoterapia tem baixo efeito colateral, risco e custo. Os efeitos adversos comuns transitórios são: dor no pavilhão auricular, cansaço, tontura, náusea e cefaleia.

Não foram identificadas infecções ou outros eventos adversos graves ligados à Auriculoterapia.

 Em casos de gestantes, sugere-se o uso de Auriculoterapia partir da 17ª semana. Os pontos auriculares de Útero,

Ovário, Endócrino, Genitais, Pontos abdominais e pélvis são contraindicados durante a gestação.

A estimulação desses pontos ativa zonas de reflexo existentes no pavilhão auricular, ricas em terminações nervosas e vasos sanguíneos. Esse estímulo é transmitido pelos nervos espinais e nervos cranianos até o sistema nervoso central. De forma análoga à acupuntura, o estímulo com auriculoterapia pode aumentar a atividade dos neurônios de áreas relacionadas às vias inibitórias descendentes da dor e a atividade do sistema límbico. Também, pode aumentar a atividade do reflexo colinérgico, o qual é um potente mecanismo endógeno de controle da inflamação.

Fonte:https://aps-repo.bvs.br/

 

 

Auriculoterapia
Mecanismo de Ação

 
 
De maneira neurofisiológica, os estímulos nas terminações nervosas do pavilhão auricular são transmitidos via nervos espinhais e cranianos (sistema nervoso periférico, SNP) para o sistema nervoso central (SNC), liberando neurotransmissores que regulam os mecanismos endógenos de controle da dor. Quando ativada, a via neural descendente libera opioides endógenos (endorfinas) no corno posterior da medula espinhal (CPME), dificultando a propagação e percepção do estímulo doloroso pelo SNC (vias inibitórias descentes da dor, mecanismo extrassegmentar ou supraespinhal).

Outro mecanismo de modulação nociceptiva é a chamada Teoria das Comportas (mecanismo segmentar ou espinhal), que transmitindo estímulos não dolorosos por via de fibras aferentes mielinizadas (Aβ),

se contrapõem aos estímulos nocivos das fibras pouco mielinizadas (Aδ) ou amielinizadas (C) balanceando a sensação dolorosa no CPME.
Ambas as vias são as mais atribuídas à Auriculoterapia, visando justificar seus efeitos em condições álgicas.

O controle da inflamação estaria ligado a pontos na região anatômica da concha cava (p. ex.: pulmão 1 e 2), que estimula o nervo vago, liberando acetilcolina, um neurotransmissor que inibe a liberação do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α, citocina pró-inflamatória) pelos macrófagos, e com isso, minimiza a inflamação (reflexo colinérgico).


Fonte:ARTIGOS DE REVISÃO • BrJP 2 (4) • Oct-Dec 2019 • https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190065  

 

 

Auriculoterapia
Pontos com Contraindicações

 
 
  • Gestantes

Pelve, abdome, glândulas endócrinas, tireoide, hipófise, hipotálamo, subcórtex, suprarrenal (Baço e Intestino).

  • Mulher Amamentando

Glândulas endócrinas, hipófise, tireoide, hipotálamo

  • Adolescentes (fase de mudança hormonal)

Glândulas endócrinas, tireoide, hipófise, hipotálamo

  • Alérgicos (principalmente com sintomas respiratórios) e/ou Doenças Autoimunes

Imunologia e Ponto Darwin (Hélix 1) (alteram Igg e Ige)

  • Portadores de Marcapasso, Válvulas Metálicas e Epiléticos

Não usar eletroestimuladores ou detectores eletrônicos de pontos

  • Hipotensos

Coração

Fonte:https://blog.portaleducacao.com.br/

 

 

Auriculoterapia no Tratamento da Dor

 
 

Há estudos que evidenciam a indicação da auriculoterapia nos problemas de dor pós-operatória de joelho, quadril e dentária, dor neuropática, cervicalgia, lombalgia, tratamento paliativos relacionados aocâncer, dor aguda em situações de emergência, enxaqueca, dor de garganta, recuperação de queimadura, cólica biliar, cólicas menstruais, dor decorrente às hemorroidas, cólica renal, dor lombar de gestação, dor de trabalho de parto.


Os pontos auriculares com ação analgésica citados nos estudos são:

  • tálamo,
  • ponto zero,
  • coração,
  • simpático,
  • shenmen,
  • subcórtex,
  • rim,
  • analgesia,
  • adrenal
  • relaxamento muscular

A estimulação desses pontos ativa zonas de reflexo existentes no pavilhão auricular, ricas em terminações nervosas e vasos sanguíneos. Esse estímulo é transmitido pelos nervos espinais e nervos cranianos até o sistema nervoso central. De forma análoga à acupuntura, o estímulo com auriculoterapia pode aumentar a atividade dos neurônios de áreas relacionadas às vias inibitórias descendentes da dor e a atividade do sistema límbico. Também, pode aumentar a atividade do reflexo colinérgico, o qual é um potente mecanismo endógeno de controle da inflamação.

A auriculoterapia tem baixo efeito colateral, risco e custo. Os efeitos adversos comuns transitórios são: dor no pavilhão auricular, cansaço, tontura, náusea e cefaleia.Não foram identificadas infecções ou outros eventos adversos graves ligados à auriculoterapia. 

Em casos de gestantes, sugere-se o uso de auriculoterapia partir da 17a semana. Os pontos auriculares:Útero, Ovário, Endócrino, Genitais, Pontos abdominais e pélvis são contraindicados durante a gestação,

 

Fonte: https://aps-repo.bvs.br/aps/ha-indicacao-da-auriculoterapia-para-tratamento-de-dor-se-sim-em-quais-situacoes-esta-indicada-e-contraindicada-quais-pontos-devem-ser-estimulados/#:~:text=Os%20pontos%20auriculares%20com%20a%C3%A7%C3%A3o,e%20relaxamento%20muscular(9).

 


UTILIZE NOSSOS CANAIS DIGITAIS
Tel: (21) 97445-8205