|
Na acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação), há medidas de agulhas corretas para cada procedimento. Para escolher a agulha correta para o procedimento devemos saber o que significam os valores que caracterizam a agulha de acupuntura.
A agulha de acupuntura é constituída pelo cabo e pela lâmina. O corpo da agulha corresponde à lâmina enquanto o cabo é o filamento metálico duro e polido com a ponta afilada para permitir a aplicação.
Para iniciantes de acupuntura, a escolha da agulha adequada ao tratamento pode não ser uma tarefa fácil porque existem várias agulhas, marcas diferentes, vários materiais etc.
As medidas das agulhas são, por norma, expressas em milímetros (mm): o diâmetro (ou calibre) e o comprimento. É usual indicar primeiro o calibre e a seguir o comprimento. Por exemplo, uma agulha de 0.25 x 30mm significa que tem 0,25mm de diâmetro/calibre (de espessura) e 30mm de comprimento (sem contar com o cabo da agulha). |
|
Estes dois parâmetros influenciam na perspectiva do paciente que recebe o tratamento, quer na perspectiva do profissional que manuseia a agulha. Desta forma, para o paciente, quanto menor o diâmetro (espessura) da agulha, menor a sensação de desconforto e/ou da dor provocada pela inserção da agulha, ou seja, melhor a sua experiência no tratamento.
Na perspectiva do terapeuta, quanto maior o diâmetro da agulha, mais fácil será o ato da inserção, uma vez que reduz o risco e o inconveniente de a agulha se dobrar durante o tratamento.
É precisamente no equilíbrio entre estes dois fatores que a escolha da agulha certa para cada tipo de tratamento deverá ser feita.
Algumas das medidas mais utilizadas na prática terapêutica:
0.16 x 10mm
0.16 x 15mm;
0.25 x 25mm
0.20 x 25mm
0.22 x 25mm
0.30 x 25mm;
0.30 x 40mm
0.30 x 5 mm
0.30 x 75mm.
Compare cada uma dessas medidas e as suas aplicações mais comuns:
0.16 x 10mm
É uma das agulhas mais finas e mais curtas que se pode encontrar. A combinação destas duas características, em simultâneo, torna-a especialmente indicada para pacientes muito sensíveis à dor e, ao mesmo tempo, adequada para ser utilizada nas zonas mais sensíveis do corpo. A sua espessura extremamente reduzida faz com que a sensação de dor no paciente seja quase inexistente. Por outro lado, por ser muito curta, ela pode ser manuseada e inserida com maior precisão e rapidez do que as agulhas de comprimentos superiores.
Juntamente com as 0.16 x 15mm, ou mesmo as de 0.13 x 7mm, são uma das medidas de eleição na prática da acupuntura facial e da auriculoterapia.
0.25 x 25mm
É a medida mais usada na acupuntura devido à sua versatilidade. Pode ser utilizada em várias partes do corpo. É recomendada para inserções pouco profundas e/ou superficiais. Terapeutas mais experientes optam pela agulha 0.30 x 25mm que é ligeiramente mais grossa mas tem a vantagem de ser mais fácil de inserir.
0.30 x 40mm
É também uma medida muito usada pela versatilidade, sendo, todavia, mais utilizada nas partes do corpo onde estão localizados os grupos musculares de maior densidade ou em pontos de acupuntura que exijam maior profundidade de inserção.
É uma agulha mais comprida do que as anteriores e, para não se correr o risco de dobrarem, é aconselhável optar-se por diâmetros não inferiores a 0.30(mm). A experiência, perícia e técnica apurada também minimizam esse risco. Mas não só. O risco também pode ser diminuído se se escolher agulhas de melhor qualidade, com pontas mais bem polidas que facilitem o deslizamento mais suave da agulha no ato da inserção.
Como alternativa, muitos profissionais optam pelas agulhas 0.35 x 40mm, ligeiramente menos finas que as 0.30 x 40mm, mas podem reduzir o risco de a agulha se deformar.
Claro que existirá nesta escolha a desvantagem de poder eventualmente aumentar a sensação de desconforto ou de dor no paciente por se tratar de uma agulha com uma espessura maior. Trata-se de um exercício de equilíbrio e de trade off nem sempre fácil de se fazer.
Na família das agulhas de 0.30(mm) de diâmetro, existem ainda outras opções de maior comprimento, nomeadamente as 0.30 x 50mm e 0.30 x 75mm, especialmente indicadas para inserções com profundidade para além dos 3,5cm, sendo a última utilizada normalmente para inserções nas zonas do corpo à volta das nádegas.
Por fim, é de realçar que, o calibre da agulha tem alguma influência sobre a desconforto ou dor na picada mas a relação não é absoluta pois as agulhas grossas são mais fáceis de manusear e possibilitam inserção rápida (o que pode minimizar o desconforto).
Além das agulhas abordadas anteriormente há outras medidas de agulhas.
Podemos dividir as agulhas em finas, médias e grossas:
- finas até 0,20 mm;
- médias em torno de 0,25 mm
- grossas de 0,30 mm ou mais
As agulhas podem ser curta, médias, longas e extra-longas, conforme o comprimento da lâmina (indicado em milimetros ou cun)
- curtas - a lâmina mede até 15 ou 20 mm (1/2 cun);
- médias - cerca de 25 mm a 30 mm (1 cun);
- longas - 40 mm a 50 mm (1,5 cun a 2 cun);
- extra-longas - 60 a 70 mm (3 cun) ou maior.
Há acupuntores que trabalham com apenas um modelo de agulha, mas o melhor é possuir um conjunto variado que permita escolher a agulha mais adequada caso a caso. Para a face, por exemplo, é melhor usar agulhas finas (de comprimento curto ou médio); para inserção profunda em músculos se escolhem as agulhas de calibre médio ou grosso e de comprimento longo (ou extra-longo para músculos volumosos), etc.
A escolha da agulha certa, quando o terapeuta já tem muita experiência, passa a ser uma questão de preferência pessoal do terapeuta. Em relação ao número de agulhas, em geral, coloca-se 10 a 15; no entanto, o bom especialista em acupuntura utiliza o menor número possível de agulhas pois tem o diagnóstico preciso e a escolha de pontos preciso.
Fonte: https://mipmed.com/Tamanho-agulhas-acupuntura-como-escolher
Baseado em: https://www.panda.pt/pt/sobre-mtc/como-escolher-agulhas-de-acupunctura-parte-i/ |
|