|
Chegamos no Outono, que na Medicina Tradicional Chinesa está relacionado ao órgão Pulmão (metal, ar), consequentemente é a estação onde iremos encontrar muitas doenças relacionadas às vias respiratórias e ao intestino grosso e a pele.
Muitas pessoas terão exacerbamento de diarréia, prisão de ventre, alergias, falta de energia, tosses, fragilidades emocionais, problemas no esôfago , asma bronquite, garganta, nariz entupido, choro frequente, coriza.
A pele tende a ressecar, portanto ingerir líquidos é altamente recomendado para combater a secura da estação e além facilitar a diluição do muco que o sistema respiratório poderá estar formando.
É época de tomar muito chás, e o chá de hortelã é altamente recomendado, pois traz um elemento altamente positivo, sendo ao mesmo tempo de sabor picante e não produz calor em demasia. Lembre-se que a estação ainda é quente, se comparar com o Inverno.
Os chás de camomila, erva-doce, gengibre, canela poderão ser consumidos ao longo do dia com mel e limão.
O Outono propicia o choro, a melancolia que se manifestam quando estão em desequilíbrio, o Sol nesse ponto entra como coadjuvante terapêutico, pois é fonte de calor e promove alegria. Ambientes de montanha e locais que brotem água são excelentes para recompor as energias.
O que comer nessa estação?
Os alimentos devem ser preferencialmente cozidos, grelhados ou assados, evitando – se sempre que possível alimentos crus. Sabores doce (frutas,arroz,carnes,leite,) salgado( frutos do mar ) e sabor ácido( queijos, frutas cítricas) são altamente benéficos já que são rapidamente transformados em energia.
Diminui-se (não eliminar) a ingestão de alimentos com sabor picante(condimentos), sabor amargo( verduras cruas) e sabor adstringentes (tofu, feijões, ervilhas, caju, caqui).Cominho, gengibre, canela, sal, cravo, mostarda e pequena quantidade de pimenta são aceitáveis e combatem o frio.
As sementes (amêndoas, nozes, castanhas) podem ser consumidas nos intervalos das refeições pois são altamente nutritivas.
Referências bibliográficas:
Neijing-Dr. Padilha
Princípios da Medicina Interna do Imperador Amarelo
maxweelsm.wordpress.com
Colaboração: Neide Martins da Silva
Acupunturista – Acadêmica de Nutrição da UNESA – campus R9 – Componente do GEPS-R9
|
|